Acne da mulher adulta
por Acessar perfil do Dra. Mariana Canteras
• Publicado em 24/08/2025
Por que a mulher na fase adulta ainda pode ter acne?
A acne é uma condição de pele que muitos associam à adolescência, mas ela pode surgir ou persistir na vida adulta, afetando principalmente as mulheres. Se você já passou dos 25 anos e ainda lida com espinhas, cravos e inflamações, saiba que não está sozinha. A acne da mulher adulta tem características próprias e pode ser frustrante, mas com o tratamento adequado é possível controlá-la.
Diferente da acne no adolescente, que é mais difusa, a da mulher adulta tende a se manifestar principalmente na parte inferior do rosto, como queixo e mandíbula, e apesar de não se manifestar com tanta inflamação, as lesões são persistentes e podem causar muitas manchas e cicatrizes.
Existem muitas causas relacionadas a este tipo de acne, sendo uma das mais relevantes as alterações hormonais: o ciclo menstrual, a gravidez, a menopausa e condições como a síndrome do ovário policístico (SOP). Isso pode alterar os hormônios, estimulando a produção de sebo e o surgimento das lesões.
Outras causas também estão relacionadas como o estresse, a genética, o uso de cosméticos e produtos inadequados e alimentação (principalmente com o consumo excessivo de laticínios, açúcar, carboidratos e industrializados).
O primeiro passo é sempre a consulta com um dermatologista. Somente um profissional pode identificar a causa da sua acne e prescrever o tratamento mais eficaz. A abordagem pode incluir o uso de retinoides tópicos, ácido azeláico, peróxido de benzoíla ou, em alguns casos, medicamentos orais, como a isotretinoína oral.
Além do tratamento médico, uma rotina de cuidados diários é essencial e inclui uma limpeza suave, hidratação adequada – própria para pele oleosa-, proteção solar e maquiagem não comedogênica.
Com paciência e os cuidados certos, é possível ter uma pele mais saudável e com o controle da acne.
Autor do artigo