Crianças viciadas em skincare – como fazer com cuidado?
por Acessar perfil do Dr. André Cherubim
• Publicado em 24/08/2025
Cuidado com a Rotina de cuidado da pele dos Seus Filhos! Se sua filha simplesmente está viciada em ver vídeos de outras crianças fazendo skincare, preste atenção!
Como dermatologista, vejo cada vez mais crianças e adolescentes com rotinas de skincare complexas, inspiradas principalmente em influenciadores do Instagram e TikTok, sejam eles adultos ou crianças.
Mas será que o uso desses produtos é realmente melhor para a pele jovem? A resposta, claro, é NÃO!
Ácidos fortes, géis de limpeza irritantes, esfoliantes abrasivos, séruns com ativos complexos e outra infinidade de produtos. Sem contar as maquiagens.
A pele das crianças e adolescentes é mais fina e sensível. Principalmente as crianças que têm uma barreira protetora ainda em desenvolvimento. Produtos com ácidos (como o ácido glicólico, salicílico e ácido retinóico), máscaras esfoliantes de diversos ativos, e até a vitamina C, podem causar irritação, ressecamento, alergias e também acne!
E o que nossos filhos realmente precisam?
Muito simples: limpeza suave, proteção Solar, e em alguns casos, hidratação.
Isso é o suficiente para a grande maioria! Se a criança precisar de um ácido ou outro ativo para tratamento da pele, é uma caso diferente, mais específico, mas quem deve escolher os produtos nesse caso é o médico dermatologista.
Pais, fiquem atentos! Conversem com um dermatologista antes de comprar qualquer produtos para seus filhos.
Autor do artigo