O vitiligo é uma condição de pele que causa a perda de pigmentação, resultando no aparecimento de manchas brancas em diversas partes do corpo. Ele ocorre quando os melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina (o pigmento que dá cor à pele, aos olhos e ao cabelo), são destruídos.
A doença não é contagiosa e não causa dor física, mas pode ter um impacto significativo na autoestima e na vida social. A causa exata do vitiligo ainda é desconhecida, mas acredita-se que seja uma doença autoimune, onde o próprio sistema imunológico ataca os melanócitos.
Tratamentos para Vitiligo
Embora o vitiligo não tenha uma cura definitiva, existem diversos tratamentos que podem ajudar a repigmentação da pele e controlar a progressão das manchas. A escolha do tratamento ideal depende de vários fatores, como a extensão das lesões e a localização no corpo.
A depender do número e progressão das lesões, o tratamento pode ser tópico (com pomadas anti-inflamatórias) ou sistêmico (corticosteróides orais e imunossupressores), além da fototerapia, excelente alternativa para quem tem disponibilidade.