Tinea capitis
A tinea capitis (tinha do couro cabeludo) é uma micose superficial que ocorre principalmente em crianças de idade escolar. Os 2 gêneros mais comuns das tineas capitis são Trichophyton e Microsporum.
Na tinha tricofítica (principal agente Trichophyton tonsurans), o fungo é antropofílico e causa o padrão de invasão endothrix (artroconídeos dentro da haste do pêlo). Observam-se, em geral, numerosas placas de alopecia descamativas pelo couro cabeludo e pontos pretos, que indicam hastes tonsuradas.
Já na tinha microspórica, o fungo não é adaptado (pode ser zoofílico ou geofílico), sendo o padrão de invasão ectothrix (artroconídeos ao redor da haste do pêlo). O principal agente é o Microsporum canis. A lesão costuma ser única, podendo ocorrer casos exuberantes de inflamação, com pústulas e pequenos abscessos que drenam pus. Esse quadro agudo, denominado kerion celsi, é causado por uma resposta exagerada do hospedeiro e pode deixar cicatriz.
Existem outras várias desordens no couro cabeludo que podem causar alopecia e descamação. Mas, em crianças, deve-se sempre considerar e excluir as infecções fúngicas.
O tratamento oral é obrigatório nos casos de tinha capitis.
Precisa de ajuda? Agende uma consulta

Venha nos visitar
Endereço:
R. Alm. Brasil, 685 - cj 1501 - Mooca, São Paulo - SP, 03162-010Telefone:
(11) 2605-1055Horário:
Fechado- segunda-feira
- 08:00–18:00
- terça-feira
- 08:00–18:00
- quarta-feira
- 08:00–18:00
- quinta-feira
- 08:00–18:00
- sexta-feira
- 08:00–18:00
- sábado
- Fechado
- domingo
- Fechado
Estacionamento
Temos estacionamento no local
Acessibilidade
Entrada acessível para pessoas em cadeira de rodas
Agendar consulta